Quando se trata de cabelo, inúmeros são os mitos e crenças populares. As dúvidas mais comuns são relacionados as causas da calvície. Secador, bonés e stress são causas? Por meio de embasamento científico, pode-se esclarecer estas e outras dúvidas relacionadas a causa e a cura para a queda dos cabelos.

Entre os principais mitos sobre a queda de cabelos, estão:

  • Se quiser evitar a queda dos fios é melhor trocar o pente pela escova.

O grande benefício da escova é que ela não causa pontas duplas, no entanto nem ela nem o pente têm o poder de provocar calvície.

  • Produtos químicos e chapinha podem destruir os fios.

É a partir dos folículos capilares (ficam no couro cabeludo) que os cabelos crescem. Se os métodos escolhidos para embelezamento não afetarem os folículos, o crescimento não será afetado. É importante, estar atento ao mecanismo de funcionamento dos produtos e métodos escolhidos, além de não exagerar.

  • Os imãs fazem o cabelo crescer mais rápido?

Os imãs conseguem alterar a circulação sanguínea, devido a isso, surgiu a ideia de que aumentando a circulação os fios cresceriam mais rápido. Porém pesquisas revelaram que este fator não interfere no crescimento capilar.

  • Cortar os cabelos faz com que eles fiquem mais grossos e fortes.

Quando cortamos o cabelo, as pontas duplas são removidas, deixando os fios com uma aparência melhor, no entanto, o que realmente acontece é que cabelos mais curtos são mais volumosos e isso causa a falsa impressão de estarem mais fortes.

  • A calvície pode ser provocada pelo uso do secador de cabelo?

A alta temperatura pode fazer com que os fios caiam, mas não os destrói, de modo que o cabelo volta a crescer rapidamente. É importante seguir as recomendações do fabricante para evitar problemas.

  • Passar muitos dias sem lavar os cabelos prova calvície.

Esta é apenas uma ideia ilusória pois não existe nenhum estudo que indique isso, além do mais, se fosse verídico, pessoas que não tem acesso a higiene como os moradores de rua, seriam todos calvos.

  • A queda dos cabelos pode ser causada pelo uso de bonés, chapéus ou tocas de natação?

Segundo pesquisas, não há nenhuma evidencia de que o uso desses acessórios provoque calvície. Contudo, o abafamento causado, aumenta a oleosidade e a proliferação de fungos, podendo causar algunsproblemas como a caspa. Recomenda-se usar estes apetrechos com os cabelos secos e não se esquecer de retira-los por alguns minutos para que o couro cabeludo possa arejar.

  • Ficar de ponta cabeça estimula a circulação e faz com que os cabelos cresçam.

É uma teoria perigosa, pois ao invés de fazer com que os cabelos cresçam, ela pode provocar hemorragia, danos cerebraisou outros problemas graves.

  • O estresse causa calvície.

Alguns pesquisadores dizem que o estresse pode acelerar ou causar a queda dos cabelos, no entanto isso não se aplica a todos, pois pessoas muito calmas também sofrem com esse problema. De qualquer maneira o estresse não é saudável e o ideal é buscar uma boa qualidade de vida, do modo mais tranquilo possível, evitando assim doenças que possam ser causadas por esse motivo.

  • O excesso de shampoo causa queda dos cabelos.

Os shampoos não atingem os folículos capilares, então não interferem na perda dos fios. Ainda assim, é indicado tomar cuidado com os produtos químicos usados nos cabelos, pois, utilizados incorretamente eles podem deixar os fios quebradiços, fracos e finos.

O real motivo da calvície é a alopecia androgenética. Doença causada principalmente por fatores genéticos e pelo hormônio testosterona, que é produzido principalmente pelos homens, por isso a queda dos cabelos é menos frequente nas mulheres.

Tratamento definitivo para a queda de cabelos: técnicas FUE e FUT

Existe um tratamento definitivo para a calvície. O procedimento é chamado Transplante Capilar, e pode ser utilizado tanto em homens quanto mulheres. A IMCAP realiza o transplante capilar. O procedimento visa retirar as raízes capilares (folículos) da parte de trás da cabeça, transplantando para a região onde ocorre a calvície. O procedimento visa restabelecer o cabelo, mantendo um aspecto natural, sem cicatrizes, possibilitando ao paciente utilizar os cabelos curtos.

Clique para saber mais: transplante capilar FUE e FUT

Outros links de interesse: