transplante capilar tecnica fue

Transplante Capilar

É fundamental explicar que o resultado do transplante capilar é totalmente natural. O avanço da técnica médica permite um ótimo resultado. Portanto o paciente pode ficar tranquilo quanto a sua aparência depois do procedimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) metade dos homens até os 50 anos de idade irão perder parte do cabelo e podem desenvolver a calvície. Nas mulheres essa incidência é menor, mas também existe. Há vários fatores que levam a queda dos cabelos. O mais comum é chamado ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA, ou seja, a queda de cabelo relacionada a fatores genéticos.

O transplante capilar é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção de folículos capilares de uma determinada região (área doadora) e o posterior implante dos folículos na área que sofreu a calvície.

O conceito é simples: os folículos da área doadora não sofrem com os efeitos hormonais causados pela Alopécia Androgenética, ou seja, os folículos da área doadora não sofrem os efeitos genéticos da calvície. Por isso, ao serem transplantados para a região receptora irão se desenvolver normalmente e os cabelos voltarão a crescer.

Até mesmo os casos mais avançados de calvície são comuns a preservação dos fios de cabelos na lateral da cabeça, é essa região que será utilizada como área doadora. Ao implantar os folículos capilares na região calva, eles irão durar o mesmo tempo que resistiriam na região que estavam antes, por isso possuem uma longa duração e são chamados de fios definitivos.

Quem pode realizar a cirurgia?

A cirurgia de transplante capilar é indicada para os pacientes que possuem alopécias padrão androgenético, tanto em homens quantos mulheres. Também é indicada em algumas doenças que resultam na queda dos cabelos e cicatrizes pós-traumáticas.

O folículo capilar

O folículo capilar é responsável pela produção dos cabelos, o corpo humano possui cerca de 5 milhões de folículos, dos quais 120 mil no couro cabeludo. O folículo é uma estrutura complexa, que irá criar condições para que o cabelo cresça e se mantenha por um longo período, podendo durar até 7 anos, antes de começar a sua fase de queda.

Com uma estrutura complexa o folículo tem características muito importantes como:

  • Capacidade de auto-renovação;
  • Potencial para imortalidade;
  • Crescimento rápido;

Por isso essa estrutura é considera uma das mais dinâmicas nos mamíferos.

O transplante capilar consiste na verdade no transplante dos folículos, que irão sustentar o crescimento de novos fios de cabelos na região que antes sofria com a calvície.

Preparo da área doadora

A área doadora no transplante capilar tem uma importante função. Dessa região serão retirados os folículos, que irão regenerar a região que está sofrendo com a calvície. A área doadora não foi afetada pelas características genéticas, por isso os folículos presentes nessa região não terão queda de cabelo, mesmo após ser transplantado.

Quanto tempo demora a cirurgia

A cirurgia de transplante capilar pode durar até 6 horas. O tempo é longo porque todo o processo de implante é feito fio a fio, cuidadosamente para ficar o aspecto mais natural possível.

Saiba mais sobre transplante capilar:

BELO HORIZONTE – MG
CRICIÚMA – SC
CURITIBA – PR