A alopecia (calvície) pode ocorrer em homens e mulheres e é caracterizada pela redução parcial ou total dos fios e pelo afinamento e diminuição do tamanho dos cabelos até que o crescimento seja interrompido.

O que causa a queda de cabelos?

Quando o problema não é tratado, ocorre a rarefação dos fios e a aparência da testa torna-se maior devido à queda de cabelo nessa região. Em casos mais avançados, apenas as áreas laterais e posteriores ainda não estão calvas. Uma das causas para a alopecia são os fatores genéticos, no entanto, existem muitos outros fatores causadores, como a falta de higiene do couro cabeludo e alimentação incorreta, que aumentam a oleosidade podendo causar caspa e descamação do couro cabeludo, que pode causar calvície.

Vários motivos podem levar a queda de cabelos, muitas vezes ela pode ser causada pela união de dois ou mais fatores. Os principais agentes causadores da alopecia são os distúrbios fisiológicos e emocionais e a hereditariedade (materna ou paterna).

As alterações hormonais podem levar a perda total dos fios. A testosterona (hormônio encontrado principalmente nos homens) pode atuar nos folículos capilares fazendo com que ocorra afinamento e em seguida redução do crescimento e queda dos cabelos. Já nas mulheres, a principal alteração hormonal é a menopausa, ela causa a rarefação dos fios.
Alguns hábitos como o uso excessivo de secadores, fixadores e banhos muito quentes deixam o cabelo muito oleoso, o que contribui para a queda. Alisamentos e tingimentos também causam alterações no couro cabeludo e por isso causam a alopecia.

Tratamento para a Calvície

Através de consultas médicas pode-se avaliar as possíveis causas e soluções para a calvície. Se as orientações médicas forem seguidas corretamente, pode haver uma redução considerável da queda de cabelos. Procure a equipe da IMCAP, presente nas cidades de Criciúma, Curitiba e Belo Horizonte.

Você sabia que o transplante capilar pode ser a cura definitiva para a calvície? O transplante é realizado por médicos cirurgiões especialistas na técnica, que fisa extrair folículos capilares do couro cabeludo do próprio paciente, podendo ser realizado através das técnicas FUE e FUT, de uma região para outra. Os cabelos transplantados voltam a crescer em algumas semanas após serem transplantados. Entre em contato conosco através dos telefones abaixo e saiba mais:

Belo Horizonte

(31) 4101-5372
 (31) 99446-2446

Criciúma

(48) 3437-6117
 (48) 98401-2958

Curitiba

(41) 3079-2282
 (41) 99903-2282